Tatuagens: "A arte na pele"

23-02-2011 15:43

A tatuagem ou dermopigmentação é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e usadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que tecnicamente, é a aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas.

Certos dados remetem-nos a admitir que as tatuagens começaram no Egipto entre 4000 e 2000 a.c. Antigamente era popular as tatuagens nos marinheiros, criminosos e povo boêmio, hoje em dia a maior parte das pessoas possuem uma.

 

Para muitos as tatuagens são consideradas arte e embelezam o corpo, sendo consideradas simbolo de beleza nas mulheres e até masculinidade nos homens.

 

 

Muitos especialistas acreditam que a tatuagem pode trazer consequências muito graves, como por exemplo, doenças, tais como: tétano, tuberculose e até sida. Mas as consequências mais comuns são reacções alérgicas às tintas utilizadas.

Segundo o centro de prevenção e controle de doenças infecciosas as tatuagens podem causar infecções na pele e dermatites.

Por vezes um eczema pode se formar sobre ou em torno da tatuagem trazendo graves consequências.

Outros casos, pensamos que estamos a realizar a tatuagem num sítio seguro e no entanto é realizada por uma pessoa não profissional e com material impróprio não esterilizado, levando a um risco de a tatuagem ficar infectada por hepatite B e C.

São os inúmeros os riscos da realização de uma tatuagem, riscos que não compensão esse ideal de beleza que tanto desejamos atingir. Caso queira fazer uma tatuagem pondere bem nos prós e contras e realize com prudência.